terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre a segunda gravidez (SSG - pra facilitar)

Estar grávida é sem dúvida algo divino - além de um grande privilégio. A primeira gravidez então, é mágica.
Sentir as mudanças no corpo (entende-se o barrigão crescendo, crescendo, crescendo), os primeiro chutinhos, a enorme expectativa de ver aquela carinha linda, as filas preferencias, a preparação do quarto, da casa, da nova vida que vai começar quando o bebê chegar, uma tralha gi-gan-tes-ca que a gente compra sem nem ter certeza se vai mesmo usar, um tanto de livros que se dizem a "bíblia da gravidez" (confesso, alguns são bem úteis - no meu caso apenas um, e indico pra quem quiser!), a família toda te acompanhando na sala de ultrasom, o carinho que passamos a olhar às mães com bebês no colo, e por aí vai...
E eis que chega a segunda gravidez! Mais prática, mais segura, mas experiente e - pelo que ando percebendo - mais rápida (talvez por estar menos ansiosa... ou por já me ocupar com o primeiro... ?)
O fato é que quando já se conhece o caminho, as coisas ficam beeeem menos assustadoras e as emoções passam a ter outro sentido. Explico: hoje fiz a segunda US (ultrasonagrafia), famosa por ser um exame feito por volta da 12ª semana para detectar possíveis síndromes. Na primeira vez o fiz com o máximo de responsabilidade, mas queria mesmo era ver meu feijãozinho na telinha em preto e branco que mal se entende a imagem. Já hoje, minutos antes de entrar na sala de exame - acompanhada apenas do meu novo feijãozinho, sem a platéia familiar - me peguei realmente preocupada com a saúde do bebê e com a complexidade de estar gerando alguém dentro de mim, os riscos, as possibilidades de falhar... aiaiai... piras de grávida de segunda viagem! E foi aí que me liguei das diferentes formas de viver as mesmas emoções. E também foi aí que pedi a Deus que tudo seja como foi da primeira vez, inclusive com essa certa - e bem-vinda! - dose de inocência.

Tá aí a minha primeira lição de segunda gravidez! Nessa eu não caio mais... rs! :)

Nenhum comentário: