
Ainda há que se fazer mais um milhão de coisinhas para decorar e enfeitar, mas já está tudo prontinho e bem cheiroso para receber com carinho nosso filhote... Que gostosura!
Parto Normal é aquele que conhecemos, que acontece de acordo com a vontade da natureza, de maneira instintiva, desde que o mundo é mundo. Para mim, além de um ato saudável e uma das experiências mais bonitas na vida de uma mulher, significa respeitar profundamente o momento em que meu corpo e meu filho estão em prefeito equilíbrio e prontos para agirem.
Também chamo de Natural por ser livre de interferências externas, ou seja, sem substâncias ou ações físico-químicas que não são produzidas/realizadas pelo meu próprio organismo. Preparei meu corpo - e principalmente minha mente! - para dispensar o uso de anestésicos, analgésicos, hormônios sintéticos e outros procedimentos padrões das maternidades que dizem "acelerar" o processo de trabalho de parto. Prefiro estar consciente e participando ativamente em todas as etapas dessa tarefa, com muita coragem e orgulho!
E, finalmente, Humanizado, por se tratar de uma experiência especial e intensa, onde uma nova vida está começando, digna de todo respeito e "boas-vindas" em seus primeiros instantes. É literalmente ter um momento mais humano, íntimo, carinhoso, tranquilo e pessoal, através de detalhes que nos trazem conforto, como ter liberdade para ficar em posições que me tragam alívio e relaxem ao máximo meus músculos - que tanto serão necessários na hora do nascimento -, banho morninho para aliviar as dores e tensões, aromaterapia abusando das sensacionais respirações yogues que fazem milagres, ter o privilégio do primeiro contato com o filhote antes mesmo de cortar o cordão que nos uniu por tanto tempo, de amamentá-lo em seus primeiros minutos, logo que saiu do ventre... Tudo isso com o fundamental e insubstituível apoio do maridão, que posso lhe garantir com toda certeza, estará lá tão presente e próximo, que já dedico a ele, ao menos metade, do sucesso do nosso parto.
Sei que na teoria - e nas minhas intensões - tudo parece fácil. Também tenho consciência de que imprevistos podem acontecer e não sou eu quem vai decidir o que fazer nessa hora. Mas uma coisa posso afirmar; nas últimas 38 semanas preparei meu corpo, minha mente, meu espírito e minha vontade para que a chegada de Bento seja linda e segura... e, independente de como ela aconteça, tenho certeza que assim será! :)
(*Parênteses merecido: só tenho a agradecer às meninas do Despertar do Parto por tanta atenção, carinho, paciência e esclarecimentos... De fato, Léo, Helena, Lívia, Eliane, Maria Amália, Jamile, Camila e todas as minhas amigas barrigudinhas foram - e de certa forma, para sempre serão - muito importantes nesta minha primeira gestação. Do fundo do coração: OBRIGADA!)